GLB_LOGO
  
 




   
Como medir  a  grade  magnética com  o TLMP-HALL
_______________________________________
( As informaçoes nesta página tem apenas o objetivo de auxiliar nas medidas magnéticas.
Sempre que possivel, consulte o fabricante da grade magnética para uma  melhor orientação  )



A grade magnética

  A grade magnética, também conhecida como armadilha magnética, é muito utilizada  na separação de detritos ferromagnéticos de materiais particulados (não magnéticos). A grade, normalmente, é contituída de vários tubos espaçados. Em cada tubo é inserido imãs, de forma a produzir polos magnéticos alternados na superfície. Os polos magnéticos alternados produzem gradientes de campo magnético. É a intensidade deste gradiente que atrai os detritos ferromagnéticos. Quanto maior o gradiente, maior será a força de atração.
  Alguns fabricantes definem como indicador de eficiência da grade a intensidade máxima do campo próximo aos polos magnéticos. Este indicador, provavelmete, foi escolhido, pois é facil de medir e a principio, quanto maior a intensidade do polo, maior deve ser o gradiente de campo. Entretanto, o espaçamento entre polos, a distância entre tubos também podem influir na efici6encia da grade magnética.


Como localizar os polos na grade magnética

 
É possivel identificar a posiçâo do polos utilizando apenas o medidor de campo magnético. Isto exige um pouco de treino e é necessário marcar, sobre o tubo, os pontos de máximos e mínimos de campo. Para facilitar este processo, existe a venda, no mercado, um filme plástico para visualizar os polos magnéticos. Comercialmente, este filme é conhecido como "Magview". Para usá-lo, basta deslizar sobre o tubo e identificar o espaçamento entre os polos magnéticos.


Filme visualizador de polos magnéticos


Como medir a grade magnética com o TLMP-HALL


 
Para um boa medida da grade magnética, posicione o ponto vermelho da sonda sobre o polo magnético. Uma vez identificada a região do polo, mova lentamente a sonda para identificar o ponto de maior campo. Para facilitar esta operação,  utilize a função de medida de campo máximo do medidor. Um video ilustrativo desta operação  pode ser visto em www.globalmag.com.br/downloads/videos/grade.MPG
  




Medida do campo magnético no tubo da grade magnética



O que pode afetar o valor medido


  A medida de polos magnéticos realizadas com uma sonda Hall é muito sensível à distância da sonda até o polo. Antes de comparar as medidas do TLMP-HALL com as especificações da grade, é preciso confirmar qual foi o instrumento utilizado, e, sobretudo qual foi a espessura da sonda Hall para gerar os dados da especificação. A princípio, quanto menor a espessura da sonda Hall, maior tende a ser o valor do campo medido sobre um polo magnético.

--------------------------------